segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Dador

Para ser dador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 45 anos de idade, ser saudável e dirigir-se ao CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão) ou a um dos Centros de Histocompatibildade (Norte, Centro e Sul). Na primeira fase o dador responderá a um inquérito clínico que será devidamente avaliado. Se não for detectada nenhuma contra-indicação, far-se-ão colheitas de sangue para tipagem e determinação de marcadores virais.

Sempre que um doente não tiver um dador familiar compatível é iniciado um processo de pesquisa em registos de dadores. Quando um potencial dador é identificado efectua-se um exame médico rigoroso e, depois de esclarecidas todas as dúvidas, é assinado um impresso de consentimento informado. Estão então cumpridas as várias etapas para se ser dador de medula óssea.
Existem dois processos de colheita de células para transplante de medula:

• Colheita a partir da Medula Óssea:Células progenitoras colhidas do interior dos ossos pélvicos. Requer geralmente anestesia geral e uma breve hospitalização.
• Colheita de Células Progenitoras Periféricas:Colheita feita no sangue periférico, geralmente dum braço, através de um processo chamado aférese, em que o dador tem de tomar previamente um medicamento que estimule a produção de células progenitoras no sangue.

Retirado Daqui:
http://compingadesangue.weblog.com.pt/arquivo/162268.html

Sem comentários: